É PRIMAVERA!
Na estação mais bonita do ano, podemos contemplar belíssimos exemplares desabrochando por todos os lugares onde passamos.
A Bougainvillea (Primavera) começa a florir na estação onde o nome mesmo condiz, e termina sua floração no final do outono, dependendo da região e cultivo, podem florescer o ano todo!
A planta é muito cultivada pelo mundo todo, porém, a espécie é Brasileira.
Descoberta pelo navegador francês Louis Antoine de Bougainville em 1790, (deu seu nome a planta). Levou para a Europa e de lá a primavera se espalhou pelo mundo.
Muitos a conhecem pelo nome de "três marias" devido as flores bráctes serem em grupos de três.
Possui outros nomes populares como: ceboleiro, cansarina, flor de papel, buganvile, buganvília, pataguinha, pau de roseira, roseiro, roseta, santa Rita e sempre lustrosa.
Há duas espécies de Primavera, a Bougainvillea Glabra e a Bougainvillea Spectabilis.
Existem algumas características diferentes entre elas.
Por exemplo:
A Bougainvillea Glabra possui folhas pequenas, lisas, levemente alongadas e brilhantes, suas flores são maiores devido seus cachos serem em grandes quantidades, possui poucos espinhos.
É uma espécie intensamente melhorada.
Já a Bougainvillea Spectabilis, é um arbusto lenhoso, possuem muitos ramos, espinhento, as folhas são ovais de textura fina e flores pequenas, nas cores branca, rosa claro, coral, carmim, lilás, alaranjada e amarelo ouro. Suas flores costumam se formar nas pontas dos ramos.
Ambas multiplicam-se por estacas e alporques, são muito resistentes a geadas, gostam de sol pleno, adubo químico, adubo orgânico e pouca rega.
A Primavera não é muito exigente quanto aos cuidados.
Pode ser replantada em qualquer época do ano, desde que haja sombra em alguma parte do tempo e regas frequentes até que ela se adapte ao local, pode utilizar adubo NPK 04-14-08 (Sempre respeitando as instruções da embalagem, pois adubo em excesso pode matar qualquer planta!).
Ao replantá-la, tome cuidado ao retirar do vaso menor onde ela se encontra, procure deixar a terra das raízes bem compactas para que não se desmanche.
Se plantada em vaso, deve-se respeitar o tamanho da planta conforme suas raízes.
Assim que a planta começar a se desenvolver, não são necessário as regas diárias, apenas 2 ou 3 vezes por semana dependendo do clima.
Seu crescimento é bastante rápido, porém, realizando podas frequentes; a planta pode florir mais e adquirir formatos muito bonitos e desejados.